Alimentos Funcionais – Conceitos da Culinária Japonesa

alimentos-desintoxicantes

O conceito da culinária dos alimentos funcionais não é um conceito novo, na realidade ele foi introduzido nos anos 80 pelos japoneses.

Esses alimentos além de nos fornecer nutrientes, vitaminas, sai minerais, etc, traz vários efeitos benéficos para a nossa saúde, que têm o poder de ajudar na prevenção e na cura de doenças.

Se você é daquelas pessoas que não tem paciência para ficar medindo grama por grama dos alimentos em sua dieta, basta adotar o seguinte hábito:

Todos os alimentos que tem na feira como verduras, frutas, e legumes, deveriam ser os alimentos com maior quantidade em nossas dispensas e geladeiras, ou seja, tudo o que tem na feira, exceto os pastéis, devem ser os alimentos em maior quantidade.

Muitas pessoas que começam a despertar em ter uma alimentação mais saudável, buscam ir frequentemente nas feiras, e consequentemente, diminuem suas compras em supermercados.

Essa é uma ótima dica, simples e fácil, para você adotar na sua vida, e dessa forma, certamente você e sua família irão ingerir esses alimentos funcionais que são extremamente benéficos para a nossa saúde.

Portanto, você deve ingerir os alimentos in natura, sempre que puder, pois além de conter todos os nutriente dos quais necessitamos, eles também estão em quantidades equilibradas.

Alimentos Industrializados X Alimentos Naturais

detox

Os nutricionistas especializados em alimentação funcional, sempre recomendam dar preferência aos alimentos naturais, e não preferência nos alimentos industrializados, mesmo que estes tenham algum tipo de vitamina, mineral, etc.

Alguns alimentos naturais como a Vieira e a Semente de Chia, previnem e controlam o colesterol, e portanto, devem ser ingeridos com frequência na sua alimentação. E uma dica é você consumir o farelo da chia, pois ele tem um maior efeito pelo fato de ter mais pontos de contato com o nosso organismo.

como-controlar-o-colesterol

E alimentos em geral que contenham muitas fibras como a maçã, ajudam o nosso organismo de não absorver tantas gorduras.

Alimentos como os ovos, que por muito tempo foi tido como um dos maiores violões do colesterol, tem uma importância fundamental na nossa saúde, principalmente pela nossa saúde neurológica, por conter uma substância chamada colina, que é uma vitamina que age diretamente na nossa saúde neurológica.

Portanto, fique despreocupado, pois todos esses mitos quanto ao ovo foram derrubadas por várias e várias pesquisas científicas. Inclusive vários especialistas médicos como o doutor Lair Ribeiro, consomem de 6 à 8 ovos diariamente.

Na realidade, o que foi constatado que faz mal e é extremamente prejudicial a nossa saúde, é o óleo de soja, portanto, o grande vilão, é realmente o óleo de soja. E diante desse fato, você pode sim, consumir vários ovos diariamente, contudo, evitar ele ser frito em óleos vegetais.

Se for frita-lo, é aconselhável fritar em azeite, ou óleo de coco, mas o ideal é que você consuma ele cozido, pois assim não perderá muito os nutrientes contidos no ovo.

Segundo várias pesquisas, o bom funcionamento no nosso intestino é essencial para o fortalecimento do nosso sistema imunológico, assim, nos garantindo uma ótima saúde.

E diante disso, é fundamental nos alimentarmos de alimentos ricos em fibras e vitamina C.

Então, siga as dicas dessas recomendações, pois assim, você com certeza terá muita saúde.

Até mais!!!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s